segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Nossa História


Não poderia responder ao amigo Avraham sem antes retroceder no tempo. Na verdade, desde minha infância, fui religioso. Em 1963, aos 17 anos de idade, tomei uma decisão de servir ao Eterno, mas diferentemente, eu era muito exigente e zeloso e sempre busquei pela verdade, não me conformando por muito tempo com o que me era oferecido onde comecei. Nunca mudei-me destes propósitos e nunca tolerei gente de má indole, dissimulada.

Em 1978, eu já me tornara um líder religioso. O interesse e a dedicação pelo inglês e espanhol tiveram um grande significado em minha vida e ministério e refletiram muito no meu chamado. Neste ano, residindo em Pindamonhangaba - SP, decidi procurar, a nível internacional, por algo mais no campo religioso e, depois de muito e exaustivo esforço, encontrei um movimento nos U.S.A., México e Canadá com os quais estreitamos relações e aprendemos muito. No ano seguinte, dois líderes estiveram conosco em Cruzeiro - SP e, doravante, fizemos um acordo e intensificamos os estudos.

Tudo isto que hoje sabemos de escatologia, inclusive os temas que você perguntou, meu filho Abiezer e eu levamos cerca de cinco anos estudando e traduzindo para o português. Em muitos encontros ou congressos ministeriais, era comum eu estar com publicações em Inglês nas mãos, enquanto as traduzia e ministrava instantaneamente para nossos líderes. O primeiro estudo impresso apareceu em forma de apostila alguns anos depois.

Posso afirmar com segurança que, neste país, NINGUEM tinha estes estudos ou tal conhecimento; fomos os pioneiros, sem dúvida alguma. Isto foi exclusivo de nossa Congregação e de mais ninguém. Por muitos anos lideramos e alcançamos muitas e muitas vidas, por meio do Rádio, meio de comunicação eficiente na época e principal responsável pela nossa expansão, pela conversão e luz de muitos, inclusive de atuais dissidentes que hoje se gloriam do que sabem, mas se esquecem de que comeram em nossos pratos. TUDO o que sabem...devem a nós. Não descobriram ou aprenderam NADA, por si mesmos.

Sei que Shaul HaShaliach fala de filhos ingratos e chama-lhes a atenção, dizendo que poderiam ter muitos guias, mas pais, isto não! O mesmo digo eu. Muitos estão por aí, utilizando-se de nosso trabalho em seus estudos e publicações internas e via internete (em parte ou até no todo) e não nos dão o devido crédito por não quererem se sentir devedores ou para nos excluir de sua história.

Todavia, se lhes perguntarem a origem do que ensinam, por meio de quem estas coisas chegaram aos brasileiros, se obrigarão a confessar, uma vez que não lhes caiu do céu e nem tampouco veio por eles. A nossa originalidade e antiguidade ficam evidentes até pela data do CNPJ e de nosso registro em cartório, em 1982, na cidade de Campinas - SP. Tudo o que surgiu depois, é ramo! Isto não tem como negar!

Ademais, não bastasse o roubo intelectual e o desrespeito para com que lhes alimentou, muitos estão baseados em imóveis, legalmente pertencentes à nossa instituição (e CNPJ), fazendo cortesia, com chapéu alheio. Digo isto por que eles, quando entre nós, aprovaram o estatuto que dizia e diz que, "quem sai" perde o direito e deve devolver os bens em geral. Não duvide se, no estatuto deles, não tiver cláusulas similares, já que copiam tudo. Ou será que eles vão correr o risco de terem que entregar seus bens ao primeiro dissidente que lhes surgirem. Duvido! Você acha que Deus aprova os que pretendem representá-Lo agindo desta forma? O justo, segundo disse Davi, é aquele que, mesmo que jure com "dano próprio", não volta atrás. Poucos praticam o que pregam! Deus não aprova ir "contra a lei" e utilizar-se do alheio. Ou aprova? Estatuto também é lei... e reconhecida pelo governo!

A ingratidão pesa muito. Eles não tem muitos pais! Cedo ou tarde, seus fiéis poderão se despertar e perguntar? De onde veio este conhecimento? Foi uma revelação? Se estamos certos, por que Deus não mostrou estas verdades por meio de gente entre nós? O tempo se encarrega de revelar as pessoas e seu caráter. E aí, cumprir-se-á o ditado que diz que ninguém consegue enganar a todos por muito tempo!
Amigo Avraham, sobre nossos pais, leia você mesmo estas palavras de Paulo:

"Porque, ainda que tivésseis milhares de aios em Cristo, não teríeis, contudo, muitos pais; pois eu, pelo evangelho, vos gerei em Cristo Jesus." (1 Coríntios 4:15)

Tem coisa que não dá para mudar ou esconder para sempre.Respeitar nossos pais e autoridades, principalmente as estabelecidas por Deus, agrada ao Eterno.
Sempre ensinei que a Congregação do Eterno era dinâmica e como uma noiva. Ela não poderia parar no tempo! Tinha que se aperfeiçoar. E foi o que aconteceu! Estamos nos aprimorando, pois as bodas estão se aproximando, Infelizmente, muitos pararam no tempo, ficaram para trás e até retrocederam. Não fazem parte da noiva; não puderam permanecer. O que podemos fazer? Seguirmos em frente.
Num próximo contato, quero falar do judaísmo nas congregações no México e nos U.S.A. O incremento no processo de teshuvah ocorrido em 2004 não foi exclusivo do Brasil. Enganam-se os que não conhecem pessoalmente estas congregações. Aguarde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário