domingo, 15 de agosto de 2010

Casar-me com quem?

Para se construir um lar judaico e ter a segurança de que nossos filhos serão parte de nosso povo e de nossa fé, esta pergunta, sem dúvidas, passa a ter muito mais sentido.
O Eterno deixou claro na Torah que, a mistura de seus filhos com os gentios, os faria desviar-se dEle, como de fato foi comprovado em acontecimentos futuros.
È comentados que, o incidente do bezerro de ouro, teve a ver com a mistura de gente que acompanhou a Israel em sua saída do Egito.

“Assim, partiram os filhos de Israel de Ramessés para Sucote, coisa de seiscentos mil de pé, somente de varões, sem contar os meninos. E subiu também com eles uma mistura de gente, e ovelhas, e vacas, uma grande multidão de gado.” (Ex. 12:37, 38) Ver cap. 32:7, 8. Ver Comentários Torah Sefer Pgs. 260, 261.

Mais tarde, por influência de Bilam, o advinho, nosso povo se envolveu em prostituição com as filhas de Moab e na sequente morte de 24 mil, pela ira de HaShem. Se desejarmos que nossa fé morra conosco, basta que nos casemos com goim. O envolvimento com eles sempre resultou no desvio da Torah e na participação na religião e no culto aos ídolos:

“E Israel deteve-se em Sitim, e o povo começou a prostituir-se com as filhas dos moabitas. Estas convidaram o povo aos sacrifícios dos seus deuses; e o povo comeu e inclinou-se aos seus deuses. Juntando-se, pois, Israel a Baal-Peor, a ira do SENHOR se acendeu contra Israel. (Nm 25:1-3)
“E Moisés disse-lhes: Deixastes viver todas as mulheres? Eis que estas foram as que, por conselho de Balaão, deram ocasião aos filhos de Israel de prevaricar contra o SENHOR, no negócio de Peor, pelo que houve aquela praga entre a congregação do SENHOR.” (Nm 31:15, 16)

A separação dos judeus dos demais povos sempre teve uma razão de ser (comidas impróprias, costumes culturais, religião, deuses, pureza familiar, educação dos filhos, etc) e isto foi o mesmo entendimento na Kehilah do primeiro século:

“A quem se dirigiu, dizendo: Vós bem sabeis que é proibido a um judeu ajuntar-se ou mesmo aproximar-se a alguém de outra raça; mas Deus me demonstrou que a nenhum homem considerasse comum ou imundo. (Atos 10:28)
“Entraste em casa de homens incircuncisos e comeste com eles. (Atos 11:3)
“Guardai, pois, todos os meus estatutos e todos os meus juízos e cumpri-os, para que vos não vomite a terra, para a qual eu vos levo para habitar nela.
E não andeis nos estatutos da gente que eu lanço fora de diante da vossa face, porque fizeram todas estas coisas; portanto, fui enfadado deles. Fareis, pois, distinção entre os animais limpos e os imundos e entre as aves imundas e as limpas; não vos façais abomináveis por causa dos animais, ou das aves, ou de tudo o que se arrasta sobre a terra, as quais coisas apartei de vós, para tê-las por imundas. Ser-me-eis santos, porque eu, o SENHOR, sou santo e separei-vos dos povos, para serdes meus.” (Lv 20:22-26)

No caso de se aparentar com gentios, a coisa se torna muito séria, pois desviaria o povo do D-us verdadeiro para os ídolos e para seus estatutos (normas de vida):

“Quando o SENHOR, teu Deus, te introduzir na terra a qual passas a possuir, e tiver lançado muitas nações de diante de ti, os heteus, e os girgaseus, e os amorreus, e os cananeus, e os ferezeus, e os heveus, e os jebuseus, sete nações mais numerosas e mais poderosas do que tu; e o SENHOR, teu Deus, as tiver dado diante de ti, para as ferir, totalmente as destruirás; não farás com elas aliança, nem terás piedade delas; nem contrairás matrimônio com os filhos dessas nações; não darás tuas filhas a seus filhos, nem tomarás suas filhas para teus filhos; pois elas fariam desviar teus filhos de mim, para que servissem a outros deuses; e a ira do SENHOR se acenderia contra vós outros e depressa vos destruiria.” (Dt 7:1-4).
“Para que não faças aliança com os moradores da terra; não suceda que, em se prostituindo eles com os deuses e lhes sacrificando, alguém te convide, e comas dos seus sacrifícios e tomes mulheres das suas filhas para os teus filhos, e suas filhas, prostituindo-se com seus deuses, façam que também os teus filhos se prostituam com seus deuses.” (Êxodo 34:15, 16)

O pagão se mostra, muitas vezes, social, e quer se aparentar conosco:

“Aparentai-vos conosco, dai-nos as vossas filhas e tomai as nossas filhas para vós; e habitareis conosco; e a terra estará diante da vossa face; habitai, e negociai nela, e tomai possessão nela.” (Gn 34:9, 10)


Alertamos para o perigo que correm os que, mesmo depois de se unirem ao nosso povo mediante a tevilah, ainda querem frequentar as antigas religiões, as vezes por serem isolados e por sentirem falta de um ambiente social congregacional, pensando que não se deixarão afetar. Grande engano! Tudo que nosso inimigo precisa e deste tempo e oportunidade. O melhor, neste caso é ficar só em casa e, se possível, acompanhar os serviços ao vivo transmitidos pela internete. Não se interesse e nem pergunte nada sobre sua religião, pelo que sucede lá (curas, sinais, prosperidade):

“Não farás aliança nenhuma com eles, nem com os seus deuses.” (Êx 23:32)
“Para que não faças aliança com os moradores da terra; não suceda que, em se prostituindo eles com os deuses e lhes sacrificando, alguém te convide, e comas dos seus sacrifícios.” (Ex 34:15)
“ Guarda-te, não te enlaces com imitá-las, após terem sido destruídas diante de ti; e que não indagues acerca dos seus deuses, dizendo: Assim como serviram estas nações aos seus deuses, do mesmo modo também farei eu.” (Dt 12:30)

Este envolvimento e estas coisas funcionam como laço, como armadilha:

“ Eles não habitarão na tua terra, para que te não façam pecar contra mim; se servires aos seus deuses, isso te será cilada.” (Êxodo 23:33)
“ Porque, se dele vos desviardes e vos apegardes ao restante destas nações ainda em vosso meio, e com elas vos aparentardes, e com elas vos misturardes, e elas convosco,” sabei, certamente, que o SENHOR, vosso Deus, não expulsará mais estas nações de vossa presença, mas vos serão por laço e rede, e açoite às vossas ilhargas, e espinhos aos vossos olhos, até que pereçais nesta boa terra que vos deu o SENHOR, vosso Deus.” (Josué 23:12, 13)
“Tomaram de suas filhas para si por mulheres e deram as suas próprias aos filhos deles; e rendiam culto a seus deuses.” (Juízes 3:6)
“Mulheres das nações de que havia o SENHOR dito aos filhos de Israel: Não caseis com elas, nem casem elas convosco, pois vos perverteriam o coração, para seguirdes os seus deuses. A estas se apegou Salomão pelo amor.” (1 Reis 11:2)

Salomão, um dos mais sábios de nosso povo teve problemas por ter entre suas concubinas, mulheres gentias. Veja o que aconteceu:

“ Ora, além da filha de Faraó, amou Salomão muitas mulheres estrangeiras: moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hetéias, Assim fez para com todas as suas mulheres estrangeiras, as quais queimavam incenso e sacrificavam a seus deuses.” (1 Reis 11:1, 8)
“ Não pecou nisto Salomão, rei de Israel? Todavia, entre muitas nações não havia rei semelhante a ele, e ele era amado do seu Deus, e Deus o constituiu rei sobre todo o Israel. Não obstante isso, as mulheres estrangeiras o fizeram cair no pecado.” (Neemias 13:26)

Na reconstrução do Templo e do culto, famílias constituídas de casamento misto, foram um sério entrave para Ezrah e Nechemiah:

“ Acabadas, pois, estas coisas, vieram ter comigo os príncipes, dizendo: O povo de Israel, e os sacerdotes, e os levitas não se separaram dos povos de outras terras com as suas abominações, isto é, dos cananeus, dos heteus, dos ferezeus, dos jebuseus, dos amonitas, dos moabitas, dos egípcios e dos amorreus. “ (Esdras 9:1)
“ Então, Secanias, filho de Jeiel, um dos filhos de Elão, tomou a palavra e disse a Esdras: Nós temos transgredido contra o nosso Deus, casando com mulheres estrangeiras, dos povos de outras terras, mas, no tocante a isto, ainda há esperança para Israel.” (Esdras 10:2 )
“ Então, se levantou Esdras, o sacerdote, e lhes disse: Vós transgredistes casando-vos com mulheres estrangeiras, aumentando a culpa de Israel. 11 Agora, pois, fazei confissão ao SENHOR, Deus de vossos pais, e fazei o que é do seu agrado; separai-vos dos povos de outras terras e das mulheres estrangeiras. 14 Ora, que os nossos príncipes decidam por toda a congregação, e que venham a eles em tempos determinados todos os que em nossas cidades casaram com mulheres estrangeiras, e com estes os anciãos de cada cidade, e os seus juízes, até que desviemos de nós o brasume da ira do nosso Deus, por esta coisa. 17 e o concluíram no dia primeiro do primeiro mês, a respeito de todos os homens que casaram com mulheres estrangeiras.” 18 Acharam-se dentre os filhos dos sacerdotes estes, que casaram com mulheres estrangeiras: dos filhos de Jesua, filho de Jozadaque, e de seus irmãos: Maaséias, Eliézer, Jaribe e Gedalias. 19 Com um aperto de mão, prometeram despedir suas mulheres e, por serem culpados, ofereceram um carneiro do rebanho pela sua culpa. (Esdras 10:10, 11, 14, 17, 18, 19)
“ Todos estes haviam tomado mulheres estrangeiras, alguns dos quais tinham filhos destas mulheres.” (Esdras 10:44)
“Não pecou nisto Salomão, rei de Israel? Todavia, entre muitas nações não havia rei semelhante a ele, e ele era amado do seu Deus, e Deus o constituiu rei sobre todo o Israel. Não obstante isso, as mulheres estrangeiras o fizeram cair no pecado. 27 Dar-vos-íamos nós ouvidos, para fazermos todo este grande mal, prevaricando contra o nosso Deus, casando com mulheres estrangeiras?” (Neemias 13:26)
“Todos estes haviam tomado mulheres estrangeiras, alguns dos quais tinham filhos destas mulheres.” (Esdras 10:44)
“Firmemente aderiram a seus irmãos; seus nobres convieram, numa imprecação e num juramento, de que andariam na Lei de Deus, que foi dada por intermédio de Moisés, servo de Deus, de que guardariam e cumpririam todos os mandamentos do SENHOR, nosso Deus, e os seus juízos e os seus estatutos; 30 de que não dariam as suas filhas aos povos da terra, nem tomariam as filhas deles para os seus filhos;” (Ne 10:29, 30)
“Ouvindo eles, o povo, esta lei, apartaram de Israel todo elemento misto.” (Ne 13:3)
“Vi também, naqueles dias, que judeus haviam casado com mulheres asdoditas, amonitas e moabitas. 24 Seus filhos falavam meio asdodita e não sabiam falar judaico, mas a língua de seu respectivo povo. 25 Contendi com eles, e os amaldiçoei, e espanquei alguns deles, e lhes arranquei os cabelos, e os conjurei por Deus, dizendo: Não dareis mais vossas filhas a seus filhos e não tomareis mais suas filhas, nem para vossos filhos nem para vós mesmos. 26 Não pecou nisto Salomão, rei de Israel? Todavia, entre muitas nações não havia rei semelhante a ele, e ele era amado do seu Deus, e Deus o constituiu rei sobre todo o Israel. Não obstante isso, as mulheres estrangeiras o fizeram cair no pecado. 27 Dar-vos-íamos nós ouvidos, para fazermos todo este grande mal, prevaricando contra o nosso Deus, casando com mulheres estrangeiras? 30 Limpei-os, pois, de toda estrangeirice e designei o serviço dos sacerdotes e dos levitas, cada um no seu mister.” (Ne 13:23-27, 30)

Vejamos como pensava Abraão e sua nora Rebeca:

“Disse Abraão ao seu mais antigo servo da casa, que governava tudo o que possuía: Põe a mão por baixo da minha coxa, 3 para que eu te faça jurar pelo SENHOR, Deus do céu e da terra, que não tomarás esposa para meu filho das filhas dos cananeus, entre os quais habito; 4 mas irás à minha parentela e daí tomarás esposa para Isaque, meu filho. 5 Disse-lhe o servo: Talvez não queira a mulher seguir-me para esta terra; nesse caso, levarei teu filho à terra donde saíste? 6 Respondeu-lhe Abraão: Cautela! Não faças voltar para lá meu filho. 7 O SENHOR, Deus do céu, que me tirou da casa de meu pai e de minha terra natal, e que me falou, e jurou, dizendo: À tua descendência darei esta terra, ele enviará o seu anjo, que te há de preceder, e tomarás de lá esposa para meu filho. 8 Caso a mulher não queira seguir-te, ficarás desobrigado do teu juramento; entretanto, não levarás para lá meu filho. 9 Com isso, pôs o servo a mão por baixo da coxa de Abraão, seu senhor, e jurou fazer segundo o resolvido. 37 E meu senhor me fez jurar, dizendo: Não tomarás esposa para meu filho das mulheres dos cananeus, em cuja terra habito.” (Gênesis 24:2-9, 37)
“Disse Rebeca a Isaque: Aborrecida estou da minha vida, por causa das filhas de Hete; se Jacó tomar esposa dentre as filhas de Hete, tais como estas, as filhas desta terra, de que me servirá a vida?” (Gênesis 27:46)
“Vendo os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas, tomaram para si mulheres, as que, entre todas, mais lhes agradaram.” (Gênesis 6:2)

Não dar espaço, ser prudente e vigiar sempre. Um momento de distração com os gentios pode ser fatal

Todos sabem da prudência do jovem José, da forma como ele via o adultério (tamanho mal) e da rapidez na tomada de atitude com a esposa de Potifar, no Egito.
Já a jovem Diná não teve a mesma precaução e decidiu sair só pra ver as filhas da terra e veja no que resultou:

“Ora, Diná, filha que Lia dera à luz a Jacó, saiu para ver as filhas da terra.”
“Viu-a Siquém, filho do heveu Hamor, que era príncipe daquela terra, e, tomando-a, a possuiu e assim a humilhou.” (Gênesis 34:1, 2)

Não precisou de muitos dias, muito tempo. Um simples passeio e uma oportunidade para que um goy lhe tirasse o que ela mais tinha de valor. E as consequências vieram, com a indignação de seus irmãos:

“Vindo os filhos de Jacó do campo e ouvindo o que acontecera, indignaram-se e muito se iraram, pois Siquém praticara um desatino em Israel, violentando a filha de Jacó, o que se não devia fazer. 14 E disseram-lhes: Não podemos fazer isso, que déssemos a nossa irmã a um varão não-circuncidado; porque isso seria uma vergonha para nós. 24 E deram ouvidos a Hamor e a Siquém, seu filho, todos os que saíam da porta da cidade; e foi circuncidado todo macho, de todos os que saíam pela porta da sua cidade. 25 E aconteceu que, ao terceiro dia, quando estavam com a mais violenta dor, dois filhos de Jacó, Simeão e Levi, irmãos de Diná, tomaram cada um a sua espada, e entraram afoitamente na cidade, e mataram todo macho. 26 Mataram também a fio de espada a Hamor, e a seu filho Siquém; e tomaram Diná da casa de Siquém e saíram.” ((Gênesis 34:7, 14, 24-26).

Ninguém pode se achar suficientemente forte pra lidar com estas situações. Muitos, de nossos antepassados, acabaram por cair, ao se expor e pela auto confiança. O melhor é a prudência de José. Mesmo que um casal de namorados seja da Congregação, todo o cuidado é pouco. A permissão para liberdade e intimidados pode levar ao ilícito e daí vai tudo pelos ares: A bênção de uma cerimônia com a graça de Hashem, a festa, os amigos e a garantia de uma vida de casados com a bênção de HaShem. Vale a prudência e a paciência!

Devo definitivamente me isolar dos goim?

Você pode perguntar? Neste caso devo me isolar de tudo e de todos? Não posso ir a um aniversário de amigos ou a um evento social ou uma festinha da empresa em que trabalho? É obvio que pode ir sim, mas que se preserve de qualquer transgressão, dando testemunho discreto de sua fé:

“Isso não quer dizer absolutamente com os devassos deste mundo, ou com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os idólatras; porque então vos seria necessário sair do mundo.” (1 Cor. 5:10)
“Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal.” (João 17:15)

Temos que viver entre os gentios, já que estamos distante de nossa terra, sem, no entanto, imitá-los, viver como eles ou ser como eles. De forma amável, prudente e discreta podemos e devemos nos relacionar com todos, pois como disse Shaul, doutra forma teríamos que “sair do mundo”..

Nenhum comentário:

Postar um comentário